data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: João Vilnei (Prefeitura/Divulgação)
Profissionais da saúde de Santa Maria receberam uma capacitação para o atendimento a pessoas trans na tarde de quarta-feira. A atividade faz parte do projeto Transcender, uma parceria da ONG Igualdade com o município.
Acolhimento e encaminhamento para redes de saúde foram os assuntos abordados. A capacitação teve como objetivo principal garantir um melhor atendimento para a população transexual e transgêneros de Santa Maria.
HVU oferece exame de ultrassonografia pré-natal para cachorras e gatas
Um representante da Coordenadoria da Diversidade Sexual do Rio Grande do Sul, Bruno Henrique Popko, foi responsável por ministrar a atividade. A Miss Trans Diversidade de Canoas, Chris Siberino, a professora e pesquisadora de questões de gênero Martha Souza e o advogado Alberto Barreto Goerch, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da Subseção Santa Maria.
- O atendimento qualificado a qualquer pessoa passa pelo tratamento humanizado que é dado logo no momento do acolhimento. Por isso, a importância de sempre estarmos conscientes do que a pessoa precisa para fazermos o encaminhamento correto - explica Popko.
Escola indígena 'às escuras' deve ter energia elétrica em 30 dias
Uma nova capacitação está prevista para a próxima semana, voltada para as secretarias de saúde que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Será em 29 de agosto, das 13h30min às 17h, também no auditório da 4ª CRS (Rua General Neto, 100). Serão abordadas questões relacionadas à saúde LGBT e notificações de casos de violência.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria